Previdência Social – Aposentadoria para Autônomos

  

O trabalhador autônomo também pode ter imposto de renda, ISS e INSS descontados na fonte pagadora. É uma forma prática de se manter a contribuição previdenciária ativa, apesar da falta de registro em carteira profissional nesse caso.

No que concerne ao Imposto Nacional de Seguridade Social, a legislação estabelece a porcentagem de 11% como a ideal para recolhimento. Assim, para diferentes naturezas do serviço prestado, de comum acordo entre empregado e empresa, o desconto pode ser operado pelos próprios contadores da companhia.




De qualquer forma, a Previdência Social também tem planos de contribuição individual para as pessoas sem vínculo empregatício. Mais informações no site: www.previdencia.gov.br.

Karina Gonçalves




9 Comentários - Escrever um Comentário

  1. Eu trabalhei no brasil durante uns 14 anos como tecnico de manutencao de helicopetros e desde 2005 que nao desconto vivo no exterior mas tenho residencia no Brasil.Terei direito a aposentadoria quando fizer os 65 anos?atualmente tenho 59 anos.terei que pagar os anos em falta e neste caso qual o montante por mes entre minimo e maximo.
    aguardo a vossa resposta e agradeco a vossa atencao
    Gilbertofaustino mestre baptista

  2. claudete pacheco lima · Editar

    eu sou diarista e faz 2 anos que pago inss, particular..so que esta errado..codigo de pagamento, esta 1473..fiquei sabendo que e facultativo,paga qdo quero…pra mim isso nao funciona, fiquei sabendo pela tv…que seu precisar de um auxilia doença…nao posso..ja fui no inss e ninguem fala o certo…quero saber qual o certo ..pq se no futuro eu precisar vai dar tudo errado..tenho 52 anos..quero uma resposta..obrigada..

  3. Matilde Martins Siqueira · Editar

    O codigo do meu inss é 1473( facultativo) poderei aposentar como dona de casa?
    tenho 57 anos ok me responda por favor, obrigada.

  4. josimar feitosa cavalcanti · Editar

    TENHO 49 ANOS CMECEI A TRABALHAR COM15 ANOS FIQUEI SEM TRABALHAR NOS ANOS DE 78 A 79 E DE 97 A 99 POSSO FAZER O PAGAMENTO DESSE TEMPO QUE FIQUEI SEM CONTRIBUIR PARA ME APOSENTAR? E COME DEVO FAZER? ME RESPONDA POR FAVOR.

  5. marineuza rodrigues de nazare · Editar

    quero saber sobre calculo para minha aposentadoria ja trabalhei com carteira assinada e agora sou autonoma m paguei apenas por um ano, tenho agora 59 anos e 6 meses

  6. Boa noite,peço desculpas desde já mais eu gostaria de saber o que é necessario para um pessoa que nunca contribuiu e já esta com a idade certa e quer se aposentar,como é feito neste casso,espero ter uma resposta sobre esta duvida,boa noite.

  7. Sou manicure, trabalho autônoma, devido as doenças que surgiram em mim não consigo mais trabalhar, me deu síndrome do pânico, depressão e bipolar. O bipolar é o que mais me afetou, faço tratamento, mas quase sempre tenho crises de humor, não consigo sair de casa, nem conversar com as pessoas, gosto de ficar isolada. Quais são minhas chances de se aposentar? Obrigada

  8. MARIA JOSÉ ALVES VIEIRA · Editar

    TENHO 61 ANOS E FAZ SETE ANOS QUE PAGO O INSS COMO AUTONOMA GOSTARIA DE SABER SE TENHO ALGUMA CHANCE DE ME APOSENTAR TENHO PROBLEMA NA COLUNA ESPERO UMA RESPOSTA POR FAVOR OBRIGADA FICO AGUARDANDO

Post Comment