Aposentadoria Proporcional – Informações

Dando continuidade nas matérias sobre aposentadoria, vamos agora falar sobre como ela pode ser adquirida de forma proporcional. De modo mais resumido você pode optar por essa categoria de aposentadoria antes que o contribuinte complete o tempo estimado pelo INSS. Desta maneira o benefício recebido todo o mês pelo aposentado não será feito de modo integral.

Entre os requisitos exigidos pela Previdência Social encontramos: ter tempo de contribuição mínima de 25 anos e faixa etária dos 48 anos (para mulheres) e 30 anos de contribuição e faixa etária de 53 anos (para homens). Outro requisito (para ambos os sexos) é ter iniciado a sua contribuição junto ao INSS, depois da mudança efetuada na lei do ano de 1998.



Em suma, o valor que a aposentadoria proporcional  oferta para os contribuintes é de 70% do salário benefício, com a inclusão de 5% a cada ano que a pessoa completar de contribuição do tempo que ainda lhe falta. Outro ponto a ser destacado é que o contribuinte deve cumprir o período de carência. Isso se dá ao mínimo que a pessoa efetuou em suas contribuições mensais. Se você está inscrito desde 25 de julho de 1991, o número mínimo de contribuições mensais é o de 180.

Para mais detalhes e tirar todas as suas dúvidas, acesse o site da Previdência Social.


     

8 Comentários

  1. dei entrada em 2006, com tempo de contribuiçao, rural, foi indefirido ,entrei com recurso , ja passo por trez relator ,
    dia 25/08/11 a juiza deu processo como concluso , ja e final do processo ou ,falta mas algumas coisas, obrigado pela atençao

    Responder
  2. estou com 49 anos e completo 50 em dezembro,fiquei 9 anos afastado por auxilio doenca ,estou com 31 anos de contribuiçao, tenho o ppp que dizem tenho direito do ano de 88 a 98 e um total de 22 anos na mesma empresa , tenho direito a apos. proporcional?

    Responder
  3. sou aposentado da pmms proporsional 14 ano pago inss a 12ano tem como estes ano de inss acoprar no salario da pm

    Responder
  4. tenho 50 anos,fui cadastrada no pis em 19/09/1985.meu n 12234767557.Atualmente estou dezempregada e não consigo arrumar nenhuma ocupação.Com certeza no Brasil ao 50 anos a mulher já é considerada velha e inutil.Gostaria de saber se posso requerer a aposentadoria proporcional por idade?Por favor me responda.
    Obgda.

    Bete

    Responder
  5. gostaria de ter o retorno da solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição, solicitação nº1576263840

    Responder
  6. bom dia sou o jose dos santos sou deficiente fisico e já contribui 31 anos de inss já estive por 2 vezes na agencia do inss para ver se conseguia uma aposentadoria pelo menos proporcional temho 54 anos e eles me diseram que eu tenho qua trabalhar ater 2014,a minha premeira assinatura na carteira foi em 01 de novembro de 1977 gostaria de saber se realmente eu tenho esse direito e como que eu devo prosseguir.

    Responder
  7. tenho vinte nove anos de contribuicao ao inss inclusivel em area de salobridade pergunto ja tenho direito a me aposentar ecomo devo me proceder

    Responder
  8. tenho52 anos e 33 de serviço 10 anos salubridade.ano que vem posso dar entrada pis0839335927 nasc;06/02/60

    Responder

Enviar um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>