Idosos – Como Voltar ao Mercado de Trabalho

  

Saiba como se inserir no mercado de trabalho após os 60 anos de idade.

Começaremos este post afirmando: é possível voltar ao mercado de trabalho tendo 60 anos ou mais. Pessoas nesta fase da vida podem estar em busca de um novo emprego por diversos motivos, adequar-se em um outro estilo de vida, estar em busca de fazer algo que realmente goste e se sinta bem fazendo, ou até mesmo por ter sido demitido em fase antecedente a própria aposentadoria. O que leva alguém nesta fase da vida a procurar emprego não é tão importante, o nosso foco no post de hoje é: como conseguir emprego estando acima dos 60 anos.

Quem tem 60 anos ou mais sabe o quanto é difícil e complicado ser admitido em alguma empresa. Por isso preparamos algumas dicas para lhe auxiliar nesta jornada em busca de um novo emprego.

Confira o post com atenção, o mercado de trabalho atual tem se apresentado cada vez mais dinâmico e bastante seletivo, por isso é necessário se organizar para manter-se apto para a tão requerida recolocação no mercado atual.

Veja as dicas!

1. Turbine seu currículo

Lembre-se de que de acordo com a vaga cujo interesse existe, é possível moldar o seu currículo, colocando apenas as informações relevantes para o cargo que vai pleitear. Contudo, usar um formato atual no currículo é imprescindível, uma vez que é preciso demonstrar que você está inteirado. Use tópicos para destacar todas as informações relevantes e pertinentes.

Depois de atualizar o seu CV, procure na internet sites de recrutamento e seleção: Linkedin, InfoJobs, Vagas.com, Indeed etc. Coloque todas os seus dados lá e busque por vagas do seu interesse. Não esqueça de checar sempre a caixa de mensagens!

2. Busque saber a situação atual do mercado na sua área

Faça pesquisas sobre a situação atual do mercado, constatando o que mudou desde que você atuava nele, para não correr o risco de ficar desatualizado diante de uma entrevista, por exemplo, ou ter uma expectativa diferente da realidade em relação. Fora saber sobre o mercado, independente de você atuar na área de costume ou embarcar em novas oportunidades totalmente diferentes.

Pode ser que seja preciso estudar, fazer um curso de reciclagem ou aprender sobre novas técnicas e tecnologias, mas não se amedronte: você vai conseguir! Mantenha-se atualizado, invista em boas qualificações, e vai conseguir se reinserir no mercado rapidamente, temos certeza.

3. Faça uma análise das suas reais qualificações




Em consequência de toda a experiência que você possui, quais cargos e funções você pode ocupar e executar? Tenha em mente a dimensão das suas capacitações! Quando for se apresentar a algum contratador, venda as suas competências e ressalte o que você tem de melhor! O objetivo a ser registrado no currículo deve ser compatível ao que você realmente pode fazer. Assim, você será competente e passará confiança, já que será capaz de cumprir tudo o que prometeu.

4. Trabalhe o seu Network

Contatos! Tanto online quanto offline, manter bons relacionamentos vai te levar longe! Algumas coisas não mudaram: uma indicação vale muito! Por isso, use as redes sociais como ferramenta e mantenha-se sempre conectado nas grandes personalidades da sua área. A participação em eventos também é muito válida! Faça um cartão de visita e, conhecendo pessoas relevantes para o seu objetivo, entregue-o. Capriche na comunicação.

Cuidar de ser disciplinado e não ficar tempo ocioso enquanto não consegue seu trabalho. Para lidar com os preconceituosos de plantão, tire o foco da sua idade e foque na sua capacidade e experiência, além de boa forma.

Sabemos que com persistência é possível alcançar o que você deseja!

Boa sorte!

Por Carolina B.

Idosos no mercado de trabalho




Post Comment