Como se preparar para a Aposentadoria




Confira dicas de como se preparar para a aposentadoria e ficar mais tranquilo nessa época da vida.

Usufruir de todos os benefícios de uma aposentadoria requer toda uma preparação e uma busca por novos interesses. Isso porque a mesma envolve diversas transições para uma nova rotina e um novo estilo de vida, antes preenchida pelo trabalho e outros afazeres.

Porém, uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, juntamente com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, a CNDL, mostrou uma realidade diferente da ideal. Conforme o resultado dela, 8 em cada 10 brasileiros admitiram que não estão fazendo nenhuma preparação para o momento da aposentadoria.


Em porcentagem, esse valor reflete os 78% da totalidade entrevistada. A estimativa das entidades responsáveis é de que, pelo menos, 104,7 milhões dos adultos com idade superior a 18 anos estejam nessa situação abordada.

De acordo com a avaliação, apenas 19% está se preparando, número esse que aumenta para 25% quando considerados os homens, 30% para as classes A e B e 26% entre os de mais idade. Dois dos principais motivos para esse planejamento são: o hábito de pensar e projetar a vida a longo prazo (35%) e, ainda, o exemplo próximo de pessoas que acabaram não se preparando e passaram por problemas financeiros depois de aposentados (29%).

Justificativas para o adiamento da aposentadoria

Entre algumas das justificativas mais comuns abordadas para o não planejamento da aposentadoria estão: não há sobra no orçamento para guardar dinheiro (47%) e desemprego (22%).


Além disso, outros afirmaram que começaram em algum momento a guardar dinheiro com a finalidade de poupar para o momento de se aposentarem, porém tiveram problemas financeiros e não conseguiram seguir o plano (19% dos entrevistados). Já os demais, não possuem o tema como prioridade ou plano (15%).

Para outras informações sobre a pesquisa, basta clicar aqui cndl.cdls.org.br/oito-em-cada-dez-brasileiros-nao-se-preparam-para-aposentadoria-mostra-pesquisa-do-spc-brasil-e-cndl.

Dicas de como se preparar

Vendo todos esses dados, uma das perguntas mais comuns que podem surgir é: como fazer para se preparar para a inevitável aposentadoria? Se esse é o seu caso, há algumas dicas muito importantes e que precisam ser levadas em conta. Então, vamos a elas.

1. Planejamento

Muito já se falou em planejamento, mas nunca é demais lembrar. Isso porque algumas empresas já fazem o trabalho para a preparação de encerramento de carreira de seus funcionários. Se esse for o seu caso, é importante verificar isso junto ao departamento de recursos humanos.

Além disso, conversar e participar de grupos focados para o mesmo propósito também é uma via útil, já que você poderá, aos poucos, se acostumar com a ideia e pensar sobre o seu futuro como aposentado. Sempre tenha em mente que a melhor preparação é aquela que é feita aos poucos, com uma diminuição progressiva da jornada de trabalho.

2. Previdência Privada

Um dos lemas é poupar dinheiro. Por isso, faça um programa na Previdência Privada para utilizar como complemento de seu salário quando receber sua aposentadoria do governo. Com isso, sua situação estará mais tranquila, financeiramente falando.

3. Procure ocupações

Aposentadoria não é sinônimo de desocupação. Por isso, use o seu tempo livre para se dedicar a algo que você goste de fazer, seja ler, viajar, se exercitar e tantas outras opções de um leque infinito de possibilidades.

Com isso, você ainda poderá descobrir novas formas de desenvolver habilidades que, talvez, nem mesmo conhecia e praticava. Fique sempre ligado em oportunidades que são oferecidas de forma gratuita, como cursos e oficinas.

4. Trabalhe

Você se aposentou e, mesmo assim, gostaria muito de exercer alguma função. Trabalhar também é uma opção viável, já que existem empresas que contratam funcionários para empregos mais tranquilos e que não exijam demais do indivíduo. Faça algo que lhe dê muito prazer, dentro do rol de possibilidades em aberto.

Se você possui alguma outra dica, compartilhe nos comentários. Troque suas ideias com outras pessoas que também estão passando pela mesma situação que você.

Por Kellen Kunz

Aposentadoria



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *