INSS Digital – Aposentadoria mais rápida



Veja como vai funcionar a INSS Digital que começou a funcionar no Rio de Janeiro.

Muitas pessoas que moram no RJ e precisam se aposentar enfrentam um grande dilema. Pois é um grande transtorno conseguir fazer todo o processo da aposentadoria. E isso causa muito estresse e transtorno para quem vai se aposentar. Muitos processos de aposentadoria demoram mais de 5 meses para serem concluídos e isso vai mudar com o sistema do INSS Digital. Veja abaixo como será essa mudança e o novo tempo de agendamento no INSS.

Veja qual será o novo prazo do agendamento da aposentadoria

Com o novo sistema do INSS Digital já implantado, o tempo do prazo de agendamento vai mudar de dois meses para apenas sete dias. Essa mudança vai trazer um impacto muito positivo para quem deseja se aposentar e para o INSS também. Pois com tantos pedidos em atraso, o transtorno é certo, o trabalho acumulado só dificulta todo o processo da aposentadoria, principalmente a primeira fase que é o agendamento.



Como vai funcionar o agendamento pelo INSS Digital?

O segurado que deseja agendar a sua aposentadoria, vai agendar o seu primeiro atendimento que pode ser de duas formas. A primeira é pelo site do INSS e a segunda é pela central telefônica no número 135. Será marcado o dia para que o segurado leve todos os documentos necessários à agência indicada do INSS. Lá esses documentos serão escaneados, e logo em seguida o segurado vai receber o número de protocolo, que será por onde ele vai acompanhar todo o processo do seu pedido através do portal chamado Meu INSS.

Dessa forma os postos de atendimentos não ficam tão lotados e os funcionários diminuem a demanda de trabalho. E os pedidos são atendidos dentro do esperado.

Com o INSS Digital os segurados não precisam ir tantas vezes ao posto do INSS

O INSS Digital vai beneficiar muito o tempo dos segurados, que não vão precisar voltar tantas vezes ao posto do INSS. Com esse sistema digitalizado, todas as informações são passadas pelo portal do INSS e isso vai ser percebido por todos. Essa nova metodologia de atendimento veio para trazer mudanças positivas e aos poucos vai estar presente em todos os postos de INSS do Brasil.



Onde serão analisados os pedidos de agendamento de aposentadoria feitos pelo INSS Digital?

Esses documentos serão analisados em um polo de concessão. Esse lugar será exclusivo para atender esses pedidos e analisar os documentos escaneados. Tudo será feito por servidores escolhidos para esse tipo de trabalho. Por isso, o tempo de agendamento diminuirá drasticamente. E todas as informações sobre o processo de agendamento do servidor vai estar no Polo Meu INSS.

Quais os Estados que vão receber o sistema do INSS digital?

O Rio de janeiro será o primeiro a receber esse novo sistema. O INSS Digital vai estar presente em todas as agências do INSS do estado. Essa notícia é bem animadora, já que o RJ é um dos estados mais sobrecarregados em relação a pedidos de agendamento. Logo em seguida o sistema também vai ser implementado em Espírito Santo e Minas Gerais, porém, em breve o sistema do INSS Digital vai estar em todas as agências do Brasil. E isso vai melhorar muito a qualidade do atendimento aos servidores brasileiros.

Essa mudança tão positiva dentro do atendimento do INSS começou dia 26 de abril de 2018, e em poucos dias vai estar a todo vapor em diversas agências. Os servidores já podem ligar para central de atendimento e confirmar o início do sistema do INSS Digital!

Por Cristiane Amaral

INSS Digital



Post Comment