A tecnologia invadiu o mundo de tal forma que não existe mais um perfil único de seus usuários. Todos estão conectados uns com os outros, fazendo com que o próprio celular já faça parte do corpo, tornando-se indispensável.
E com a população que se encaixa na terceira idade não é diferente, já que essa não quer ficar de fora de tantas inovações. Porém, com o passar dos anos, é possível notar que os sentidos do corpo já não são mais iguais aos de antigamente, exigindo que os aparelhos voltados para esse público sejam mais bem adaptados e específicos para a sua utilização.
Sendo assim, o manuseio do smartphone precisa ser fácil, prático e, principalmente, atender bem às suas exigências. Algumas características a serem avaliadas nesse sentido são: tamanho da tela, teclas com espaços maiores, sinais sonoros para o dia a dia, entre outros.
E pensando nisso, nós separamos alguns modelos ideais para os idosos. Na hora da decisão e escolha, é importante se atentar àquele que mais se adequa a cada realidade.
Para o ranking que fizemos, levamos em conta somente os smartphones. Por isso é fundamental, antes de qualquer coisa, diferenciar cada uma das categorias.
Como bem se sabe, hoje os aparelhos telefônicos são muito mais do que um dispositivo para fazer e receber ligações. Eles possuem diversos outros atrativos, como aplicativos, acesso à internet e outras distrações.
Esses são os chamados smartphones, que possibilitam o acesso às redes sociais, melhorando inclusive o contato familiar, educacional e social do idoso. Além disso, outro item a avaliar em um smartphone é que eles trazem uma tela mais dinâmica e colorida, incluindo a câmera.
Por outro lado, os celulares são aqueles aparelhos mais simples, somente com funções básicas de utilização, como envio de SMS, ligações, etc. Essa é uma opção válida, desde que o idoso não tenha o interesse em muitos recursos durante a sua utilização para a comunicação com outros indivíduos.
Sabendo disso, vamos aos quatro modelos mais indicados de smartphones para você avaliar a sua compra. Lembrando que existem inúmeros outros disponíveis no mercado, alguns superiores ou até inferiores.
O Moto X Play é um smartphone com uma tela em tamanho ideal de 5.5 polegadas, se tornando bastante atrativo para os seus usuários. Isso porque o mesmo permite uma visualização mais fácil das informações, com ícones e letras maiores.
O seu processador é ótimo para o download dos famosos aplicativos, incluindo aqueles que são mais pesados. O aparelho se torna, portanto, uma boa possibilidade para o lazer, desenvolvendo algumas funções cognitivas do idoso.
Além disso, por ter um sistema potente, a garantia é de que o Moto X Play não irá travar facilmente, evitando aqueles indesejáveis transtornos com a manutenção.
Buscando uma tela grande e uma interface na página inicial somente com os ícones fundamentais? O Galaxy 7 pode ser uma grande opção, já que a tela é de 5.5 polegadas e sua organização é prática.
Além disso, o modelo tem uma capacidade ótima para o armazenamento. Então, ele garante o download de seus app e o arquivamento das suas fotos.
O smartphone da marca LG possui uma tela límpida e grande, permitindo que seja adaptada a letras de tamanho grande. Além disso, para quem tem a dificuldade no manuseio e digitação de palavras com os dedos, o telefone vem acompanhado de uma caneta que facilitará a digitação e o uso dos aplicativos.
Diferentemente das opções específicas levantadas para os demais modelos apresentados, a Multilaser trouxe um aparelho smartphone que foi desenvolvido de forma especial para o público da terceira idade. Com tela de 5 polegadas e funções totalmente em touchscreen (toque no visor), os ícones são bem grandes e o teclado no formato acionado ocupa praticamente toda a tela, permitindo de maneira fácil a digitação.
Em relação às câmeras, há uma frontal e outra traseira. Já a capacidade para armazenamento é ideal para guardar tudo que se precisa.
Diante de tantas opções, pode ficar difícil escolher a melhor. Por isso, pesquise bastante e tome a melhor decisão.
Por Kellen Kunz
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?