Aposentadoria por Tempo de Serviço – Solicitação Automática no INSS


  

Os pedidos de aposentadoria por tempo de serviço podem ser realizados de maneira automática por meio do sistema Meu INSS.

O INSS está adotando uma série de medidas para tentar diminuir o problema da falta de vagas e o longo tempo que o contribuinte aguarda para ser atendido e uma destas mudanças é a solicitação automática do pedido de aposentadoria. Porém, nem tudo é tão fácil como parece e não haverá mudanças em relação aos requisitos, ou seja, se a pessoa ainda não tem direito ao benefício, nem adianta pedir, pois o mesmo lhe será negado.

Para aqueles que atendem a todas as exigências, a aposentadoria por tempo de serviço pode ser obtida de forma automática, não precisando mais perder tempo indo até uma agência, onde era necessário apresentar todos os documentos e então formalizar a solicitação. A nova forma de solicitar o benefício foi divulgada neste último domingo, dia 20, através do site do Instituto.

Atualmente, para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição, se faz necessário que a mulher tenha contribuído por, no mínimo, 30 anos e o homem, 35 anos, sendo que não há uma idade mínima para que o benefício possa ser solicitado. No caso da aposentadoria por tempo de contribuição automática, ela está disponível, mas não significa que seja para todos, pois se o sistema detectar que faltaram informações que comprovem o direito ao benefício, então é negado e neste caso, se a pessoa achar que realmente tem direito, será preciso agendar um atendimento presencial, para que possa provar que está certa.

O site 'Meu INSS' traz uma série de informações e é possível até mesmo checar se já tem direito à aposentadoria automática, é só ir à opção 'Aposentadorias Urbanas', indo depois na opção 'Aposentadoria por Tempo de Contribuição'. Quem preferir, pode se informar pelo telefone 135 e o horário de atendimento é das 7h às 22h, de segunda-feira a sábado.

Quem tentar obter a aposentadoria de forma automática e não conseguir será encaminhando para a agência mais próxima. Quem tiver o pedido atendido automaticamente, receberá o número do protocolo referente ao processo e sua vaga já estará garantida. O INSS informou que muitas outras medidas estão sendo tomadas para que o contribuinte não tenha que esperar tanto tempo para ser atendido.

Até o salário-maternidade e a aposentadoria por idade já podem ser solicitados de forma automática, esta facilidade está disponível desde a última segunda-feira, dia 21. A solicitação pode ser pela internet ou por telefone, como o contribuinte preferir, não havendo mais a necessidade de ser atendido em uma das unidades. É só acessar o site 'Meu INSS' ou pelo telefone 135.




Tem direito a aposentadoria por idade, quem comprovar ter contribuído por 15 anos, além de ser necessário ter pelo menos 60 anos para as mulheres e 65 para os homens. Se todas as informações forem confirmadas no sistema do INSS, então o benefício é liberado automaticamente. O Instituto irá enviar uma carta de concessão para o cidadão no endereço que consta no sistema e se houver necessidade de apresentar algum documento, o contribuinte deverá comparecer à agência mais próxima de sua casa.

O INSS acredita que até 20% das solicitações sejam liberadas automaticamente, mas as demais, por falta de documento ou informações necessárias, serão bloqueadas e o solicitante precisará ir a uma unidade do Instituto.

E a partir desta quinta-feira, dia 24 de maior, diversos serviços do INSS que antes poderiam ser usados de forma espontânea, agora irão funcionar somente através de agendamento, seja pelo site 'Meu INSS' ou pelo telefone 135.

Entre os serviços que agora passam a funcionar apenas após o agendamento, estão: mudança no meio de pagamento, atualização dos dados cadastrais, cadastro de declaração de cárcere, cadastro ou renovação de procuração, pensão por morte, entre outros.

Acesse o site Meu INSS (meu.inss.gov.br/central/index.html#/) para obter mais informações e se desejar, solicitar sua aposentadoria por tempo de contribuição.

Por Russel

Meu Inss




Post Comment