INSS – Pedido de Aposentadoria por Escrito





Entregar o requerimento de aposentadoria por escrito pode evitar indeferimento e atrasos.

Você sabia que é possível reduzir o risco da concessão do benefício da aposentadoria? Basta fazer a solicitação da aposentadoria ao INSS por meio de um pedido escrito. A partir do começo do ano passado, redigir cuidadosamente o requerimento tornou-se ainda mais importante, por conta do início da integração digital das agências previdenciárias.

Segundo o gerente-executivo do INSS de São Paulo, entregar o pedido de benefício manuscrito garante maior facilidade na concessão. Por exemplo, o segurado não precisará retornar ao posto de atendimento para cumprir alguma exigência da previdência.




Como devo escrever o texto?

Muitas pessoas ficam de cabelos em pé quando precisam entregar um documento por escrito. Por isso, separamos algumas dicas para você fazer um texto excelente:

  • O texto deve ser simples, não precisa ser muito grande ou sofisticado;
  • Coloque seu nome completo e CPF;
  • O nome do benefício deve ser escrito corretamente. Se você não lembra o número, não precisa colocar, pois, para quem vai examinar o seu pedido, basta que o nome esteja lá;
  • Se tem algum ponto que pode causar alguma dúvida durante a análise, pode colocar no documento;
  • Caso opte por entregar o pedido da aposentadoria na agência previdenciária, não se esqueça de assinar o documento.

Você pode entregar o documento em uma agência do INSS, sobretudo para aqueles que solicitarem a aposentadoria por tempo de contribuição e preferem ser atendidos presencialmente.


Preciso fazer agendamento?

Sim, o agendamento é necessário para entregar a solicitação da aposentadoria. Existem duas maneiras de agendar:

  • Pelo site do INSS (www.blogolandialtda.com.br/blogue/editores/meu.inss.gov.br).
  • Pelo telefone 135, de segunda a sábado, entre as 7h e 22h.

Como faço para não travar a concessão?

Só para reforçar: um pedido por escrito facilita a concessão. Além disso, você pode evitar a negação de sua solicitação ao escrever cuidadosamente a sua solicitação.

É obrigatório entregar por escrito?

Na realidade, toda solicitação de benefício do INSS deve ser apresentada por escrito. A diferença é que, se você não entrega pronto, vai ter que preencher um formulário no posto de atendimento, na hora em que for fazer a solicitação. O problema nisso é que o risco de errar ou esquecer alguma informação importante é maior. Em alguns casos, a sua renda pode até ser diminuída.

Posso anexar alguma coisa?

Não só pode como é até bom anexar informações complementares, pertinentes à solicitação. Por exemplo:

  • Se necessitar incluir vínculos empregatícios que não estão presentes no Extrato Previdenciário (CNIS);
  • Concessão da mudança da data do requerimento, se preciso for;
  • Concessão para o INSS conceder maior vantagem ao previdenciário;
  • Caso haja alguma dúvida na solicitação, é possível anexar pedidos complementares;
  • Pedidos complementares podem ajudar o analista a tomar decisões quando há dúvidas sobre a solicitação.

Posso fazer a solicitação pela internet? Como devo proceder?

Se você quiser fazer o pedido pela internet, acesse o site do INSS (www.blogolandialtda.com.br/blogue/editores/meu.inss.gov.br). Nesse caso, não tem 100% de garantia que a concessão será automaticamente permitida, mas, por outro lado, também não terá impedimento. No entanto, não é totalmente inútil, pois ao fazer a solicitação por escrito via internet, é possível evitar o indeferimento da solicitação ou algum erro.

Pela internet, também é possível anexar informações complementares. No caso de documentos, não há problema em tirar uma fotografia pelo celular. Além disso, pode escrever os detalhes e informações complementares no próprio campo de comentários da página da solicitação.

Você vai se aposentar? Com certeza já passou por muitos perrengues na vida e, por isso, o processo de aposentadoria deve ser feito da forma mais tranquila possível, certo? Entregar o requerimento de aposentadoria por escrito pode evitar indeferimento e atrasos. Não se esqueça de escrever o requerimento antecipadamente, pois você poderá escrever com calma e, se errar, terá tempo de fazer de novo. Coloque também todas as informações que achar que vão facilitar o processo.

Por Jéssica Lima Cochete

INSS Aposentadoria



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *