Você sabia que é possível reduzir o risco da concessão do benefício da aposentadoria? Basta fazer a solicitação da aposentadoria ao INSS por meio de um pedido escrito. A partir do começo do ano passado, redigir cuidadosamente o requerimento tornou-se ainda mais importante, por conta do início da integração digital das agências previdenciárias.
Segundo o gerente-executivo do INSS de São Paulo, entregar o pedido de benefício manuscrito garante maior facilidade na concessão. Por exemplo, o segurado não precisará retornar ao posto de atendimento para cumprir alguma exigência da previdência.
Muitas pessoas ficam de cabelos em pé quando precisam entregar um documento por escrito. Por isso, separamos algumas dicas para você fazer um texto excelente:
Você pode entregar o documento em uma agência do INSS, sobretudo para aqueles que solicitarem a aposentadoria por tempo de contribuição e preferem ser atendidos presencialmente.
Sim, o agendamento é necessário para entregar a solicitação da aposentadoria. Existem duas maneiras de agendar:
Só para reforçar: um pedido por escrito facilita a concessão. Além disso, você pode evitar a negação de sua solicitação ao escrever cuidadosamente a sua solicitação.
Na realidade, toda solicitação de benefício do INSS deve ser apresentada por escrito. A diferença é que, se você não entrega pronto, vai ter que preencher um formulário no posto de atendimento, na hora em que for fazer a solicitação. O problema nisso é que o risco de errar ou esquecer alguma informação importante é maior. Em alguns casos, a sua renda pode até ser diminuída.
Não só pode como é até bom anexar informações complementares, pertinentes à solicitação. Por exemplo:
Se você quiser fazer o pedido pela internet, acesse o site do INSS (www.blogolandialtda.com.br/blogue/editores/meu.inss.gov.br). Nesse caso, não tem 100% de garantia que a concessão será automaticamente permitida, mas, por outro lado, também não terá impedimento. No entanto, não é totalmente inútil, pois ao fazer a solicitação por escrito via internet, é possível evitar o indeferimento da solicitação ou algum erro.
Pela internet, também é possível anexar informações complementares. No caso de documentos, não há problema em tirar uma fotografia pelo celular. Além disso, pode escrever os detalhes e informações complementares no próprio campo de comentários da página da solicitação.
Você vai se aposentar? Com certeza já passou por muitos perrengues na vida e, por isso, o processo de aposentadoria deve ser feito da forma mais tranquila possível, certo? Entregar o requerimento de aposentadoria por escrito pode evitar indeferimento e atrasos. Não se esqueça de escrever o requerimento antecipadamente, pois você poderá escrever com calma e, se errar, terá tempo de fazer de novo. Coloque também todas as informações que achar que vão facilitar o processo.
Por Jéssica Lima Cochete
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Eu posso deixar para dar entrada ano que vem , ou tenho que dar entrada este ano já que completei meus 60 anos , quero dar entrada a aposentadoria por idade , como devo proceder.Moro no japao.
moro no japao como posso fazer meu pedido de aposentadoria sem sair do meu pais , isto e possível e como devo proceder.