Seguindo na pauta do PIS-Pasep e do FGTS, o calendário atualizado já foi divulgado e está disponível na internet.
Deste modo, a instituição da Caixa Econômica Federal, junto do Banco do Brasil, por meio de seus gestores, fez divulgar o novo calendário para orientação dos trabalhadores nos saques, sendo um cronograma inteiramente voltado para as pessoas que possuem cotas no fundo do PIS-Pasep.
Estes saques deverão ser, oficialmente, iniciados a partir do dia 19 deste mês de agosto, em relação aos cotistas que possuam conta corrente ou uma poupança em uma das duas instituições bancárias.
O calendário de cada instituição já está disponível. O governo anunciou, entre outras coisas, que não haverá um limite de prazo para os saques.
As pessoas que terão direito a efetuar o saque de fundo PIS-Pasep são as que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988, dentro da condição de ainda não haverem retirado esse recurso antes. As pessoas que trabalharam ao longo desse mesmo período em empresas privadas terão direito a cota sobre o PIS, ao passo que as pessoas que atuaram em órgãos públicos terão direito a cota no Pasep.
Os gestores da Caixa Econômica também fizeram anunciar seu novo calendário para os saques de FGTS, ou do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O valor oficial é de 500 reais para cada conta, no fundo, os quais começarão a ser liberados a partir do 13 do mês de setembro para as pessoas que possuam conta nessa instituição bancária.
Para as pessoas que são correntista em outras instituições, o valor em dinheiro poderá e deverá ser sacado a partir do dia 18 do mês de outubro. Portanto, estas duas medidas, que são o FGTS e o PIS-Pasep, são parte da nova Medida Provisória 889, a qual necessita da aprovação por meio do Congresso Nacional até o dia 20 do mês de novembro, no sentido de não se perder a sua validade.
As pessoas que trabalharam em empresas privadas e são detentoras de cota no PIS deverão efetuar seu saque por meio de agências da Caixa Econômica. O esquema abaixo visa orientar todas as pessoas sobre as datas e agências:
A partir do dia 19 de agosto, o crédito estará na conta para os clientes da Caixa Econômica;
A partir do dia 26 de agosto, o crédito para os cotistas em idade de 60 anos ou mais, estará disponível;
A partir do dia 2 de setembro, o crédito para os cotistas em idade de até 59 anos estará disponível;
Com relação aos servidores públicos que possuam cota no sistema do Pasep, o pagamento será efetuado por meio da instituição do Banco do Brasil.
Para mais informações, todas as pessoas poderão consultar o novo calendário, que contém informações sobre o dia 19 de agosto, em relação ao crédito nas contas para os clientes do Banco do Brasil. Para o dia 20 de agosto, informações para os cotistas detentores de saldo de até 5.000 reais, cuja transferência se dará via internet ou por meio dos seus caixas eletrônicos. Para o dia 22 de agosto, informações sobre os cotistas detentores de saldo acima dos 5.000 reais, por meio de atendimento nas agências.
Todas as dúvidas em relação ao saque de cotas do PIS poderão ser solucionadas por meio de dispositivos que o banco está disponibilizando no site: www.caixa.gov.br/cotaspis. Outro meio de acesso é pelo aplicativo Caixa Trabalhador, que pode ser baixado via App Store e na Google Play.
Paulo Henrique dos Santos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?