Saque do PIS Pasep 2019 – Calendário de Pagamento





Pagamento das cotas começa no dia 19 de agosto de 2019.

Seguindo na pauta do PIS-Pasep e do FGTS, o calendário atualizado já foi divulgado e está disponível na internet.

Deste modo, a instituição da Caixa Econômica Federal, junto do Banco do Brasil, por meio de seus gestores, fez divulgar o novo calendário para orientação dos trabalhadores nos saques, sendo um cronograma inteiramente voltado para as pessoas que possuem cotas no fundo do PIS-Pasep.




Estes saques deverão ser, oficialmente, iniciados a partir do dia 19 deste mês de agosto, em relação aos cotistas que possuam conta corrente ou uma poupança em uma das duas instituições bancárias.

O calendário de cada instituição já está disponível. O governo anunciou, entre outras coisas, que não haverá um limite de prazo para os saques.


As pessoas que terão direito a efetuar o saque de fundo PIS-Pasep são as que trabalharam com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988, dentro da condição de ainda não haverem retirado esse recurso antes. As pessoas que trabalharam ao longo desse mesmo período em empresas privadas terão direito a cota sobre o PIS, ao passo que as pessoas que atuaram em órgãos públicos terão direito a cota no Pasep.

Os gestores da Caixa Econômica também fizeram anunciar seu novo calendário para os saques de FGTS, ou do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. O valor oficial é de 500 reais para cada conta, no fundo, os quais começarão a ser liberados a partir do 13 do mês de setembro para as pessoas que possuam conta nessa instituição bancária.

Para as pessoas que são correntista em outras instituições, o valor em dinheiro poderá e deverá ser sacado a partir do dia 18 do mês de outubro. Portanto, estas duas medidas, que são o FGTS e o PIS-Pasep, são parte da nova Medida Provisória 889, a qual necessita da aprovação por meio do Congresso Nacional até o dia 20 do mês de novembro, no sentido de não se perder a sua validade.

A questão fundamental é a seguinte: qual a data precisa de liberação dos saques?

As pessoas que trabalharam em empresas privadas e são detentoras de cota no PIS deverão efetuar seu saque por meio de agências da Caixa Econômica. O esquema abaixo visa orientar todas as pessoas sobre as datas e agências:

A partir do dia 19 de agosto, o crédito estará na conta para os clientes da Caixa Econômica;

A partir do dia 26 de agosto, o crédito para os cotistas em idade de 60 anos ou mais, estará disponível;

A partir do dia 2 de setembro, o crédito para os cotistas em idade de até 59 anos estará disponível;

Com relação aos servidores públicos que possuam cota no sistema do Pasep, o pagamento será efetuado por meio da instituição do Banco do Brasil.

Para mais informações, todas as pessoas poderão consultar o novo calendário, que contém informações sobre o dia 19 de agosto, em relação ao crédito nas contas para os clientes do Banco do Brasil. Para o dia 20 de agosto, informações para os cotistas detentores de saldo de até 5.000 reais, cuja transferência se dará via internet ou por meio dos seus caixas eletrônicos. Para o dia 22 de agosto, informações sobre os cotistas detentores de saldo acima dos 5.000 reais, por meio de atendimento nas agências.

Dúvidas sobre o procedimento para efetuar os saques podem ser solucionadas tal como segue:

Todas as dúvidas em relação ao saque de cotas do PIS poderão ser solucionadas por meio de dispositivos que o banco está disponibilizando no site: www.caixa.gov.br/cotaspis. Outro meio de acesso é pelo aplicativo Caixa Trabalhador, que pode ser baixado via App Store e na Google Play.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *