Prova de Vida do INSS pelo Celular – Como Fazer

Categorias: Aplicativo - Prova de Vida

Saiba aqui como fazer a prova de vida de sua Aposentadoria do INSS pelo Celular.

Milhões de brasileiros contam com um benefício do INSS como única renda para o seu sustento. Anualmente, as pessoas aposentadas devem realizar a prova de vida para continuar recebendo a aposentadoria. Geralmente, esse procedimento é feito na agência bancária em que o cidadão costuma sacar o seu dinheiro.



Contudo, devido à pandemia do coronavírus, esse processo foi suspenso, com o intuito de evitar aglomerações e preservar as pessoas que pertencem ao grupo de risco. Recentemente, o INSS disponibilizou esse serviço na internet, de modo que os beneficiários resolvam tudo sem sair de casa.

Quer evitar o cancelamento do seu benefício? Veja, neste post, como fazer a sua prova de vida pelo celular!

1. Acesso o site do governo

Em primeiro lugar, entre no site "Gov.br" e clique em "Criar conta". Para tanto, forneça os seus dados pessoais, como o CPF, e crie uma senha. Aguarde a confirmação das suas informações e o aviso de que a sua conta foi criada com sucesso.



2. Faça o download do aplicativo "Meu INSS"

Na sequência, abra a loja de aplicativos do seu celular, Google Play ou Apple Store, e pesquise por "Meu INSS" e "Meu Gov.br". Ao encontrar esses aplicativos, basta clicar em ‘’Baixar’’ e aguardar o download e instalação das ferramentas.

3. Certifique-se de que você pode fazer a prova de vida pela internet

O INSS está dando preferência para a realização da prova de vida online para as pessoas que pertencem ao grupo de risco do coronavírus. Para saber se você está autorizado a efetuar esse procedimento, abra o app "Meu INSS" e insira os dados da sua conta.

Ao entrar na página inicial, você vai receber uma mensagem informando se você está autorizado a efetuar a prova online. Caso a resposta seja positiva, o beneficiário poderá ir para a etapa seguinte.

4. Inicie a prova de vida

Agora, toque o botão "Iniciar prova de vida", que indica que você deve fazer login na no aplicativo "Meu Gov.br" e posteriormente voltar para esta mesma plataforma. Leia as instruções da tela com atenção para evitar erros.

5. Entre no aplicativo "Meu Gov.br"

Para seguir, abra o app "Meu Gov.br" e faça o seu login com o número do CPF e senha, que foram criados no primeiro passo. Depois, selecione a alternativa "Autorizações". Na mensagem que será mostrada na sua tela, é só clicar em "Autorizar", que vai mostrar todos os dados do seu benefício e a sua solicitação de prova de vida. Se todas as informações estiverem corretas, toque em "Ok".

6. Preencha os dados solicitados

Vai aparecer uma tela com campos a serem preenchidos com os números dos seus documentos. Verifique se você preencheu os dados corretamente. Depois, será mostrada uma tela solicitando autorização para que o aplicativo possa tirar fotos e gravar vídeos. Selecione a opção "Permitir".

7. Faça a validação facial

Nesta etapa, é preciso seguir todos os passos indicados pelo aplicativo. Aponte a câmera frontal do celular para o seu rosto e aguarde a imagem ser capturada e enviada para a plataforma do INSS.

8. Volte para o aplicativo "Meu INSS"

Por fim, abra novamente o aplicativo "Meu INSS" e toque mais uma vez em "Prova de vida". Feito isso, será aberta uma tela que mostra que a sua prova de vida foi realizada com sucesso.

Se o processo não for aprovado, é sinal de que algum dado foi preenchido errado. Nessa situação, será preciso repetir todos os passos citados acima.

A partir da prova de vida online, você pode realizar esse processo burocrático de forma rápida e segura, sem ter que sair de casa e colocar a sua saúde em risco.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *