Como Pedir Revisão da Aposentadoria em 2022

Saiba aqui o que você deve fazer para pedir a revisão da aposentadoria em 2022.

Com o final do ano se aproximando, é preciso se informar a respeito de quem pode pedir aposentadoria para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Muitas pessoas ainda não sabem a respeito dos detalhes de como pedir pela revisão da aposentadoria neste ano, e por isso é preciso ficar atento a todos os detalhes para dar entrada no pedido e outros pontos importantes. Devido aos prazos que são estipulados, é necessário que se fique atento a tudo que é preciso fazer até o momento do ato de solicitação para que não perca o prazo.

De acordo com o que é informado pelo órgão, a solicitação poderá ser feita por todos os beneficiários que possuem algum tipo de dúvida a respeito do benefício em questão. Portanto, se você acredita que o valor que está sendo depositado relativo ao benefício da sua aposentadoria não está de acordo com o que deveria estar, é necessário que entre com o pedido no prazo estipulado para que seja feita a conferência. Mas vale destacar, o prazo para que esta correção seja feita é de até dez anos após o primeiro pagamento deste benefício. Por isso, se você está recebendo há mais tempo que este estipulado, é preciso buscar por informações mais aprofundadas para avaliar se há algo a ser feito neste caso.

Mas a princípio o informado é que as pessoas que tiveram a aposentadora ou pensão paga no mês de dezembro do ano de 2011 até janeiro de 2022 precisam pedir pela correção antes que este prazo seja finalizado. Portanto, com o fim do ano se aproximando, o tempo estabelecido para pedir por esta revisão está se encurtando, e é necessário ficar atento a tudo que deve ser feito para que não continue recebendo o pagamento com erros. Se houver alguma falha relativa ao pagamento, o INSS deverá avaliar e informar em seguida o beneficiado pelo órgão de que haverá uma correção relativa ao valor, pois será feito um novo cálculo. Vale destacar que esta também é uma regra seguida pelo órgão em relação as pessoas que recebem o benefício do auxílio-doença.

Outro ponto ressaltado é que os que passaram a receber pensão ou aposentadoria em janeiro do ano de 2012, estes terão ainda mais um prazo para pedir pela revisão. Neste caso, poderão pedir por esta avaliação até fevereiro do próximo ano. Desta forma, para os demais, o prazo está esgotando e é necessário aproveitar estes últimos momentos de 2021 para buscar por ajuda no órgão para que possa ser solucionado o problema o quanto antes.

Neste momento vale destacar que não existe nenhum calendário específico do INSS ou então da Justiça relativo a este prazo para o pedido de correção, a não ser o fato de que os beneficiados do mês de dezembro poderão pedir apenas até janeiro do próximo ano, mas esta é uma regra pré-estabelecida.

Para os que acabaram se perdendo quantos as datas que deveriam pedir pela revisão do benefício e foram esgotadas as chances para que fosse feito o acerto, é preciso ficar atento quanto aos valores atrasados. Então, desta forma é preciso provar que o INSS cometeu um erro quanto ao valor, e assim estes poderão receber os valores que não foram pagos anteriormente. Entretanto, de acordo com isso, os beneficiados poderão receber os valores com as diferenças de apenas cinco anos antes do pedido de revisão. O prazo pode ser ainda menor em alguns casos.

Mas se você ainda se encontra no prazo para pedir pela revisão, se apresse e procure pelo órgão para pedir para que o processo de revisão seja aberto o quanto antes, não deixe para mais tarde, pois o prazo está se esgotando.

Nayara Silva Guimarães

Próximo Post

Não há mais posts

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *