Calendário Aposentadoria 2022 – Datas de Pagamento Benefícios com Final 4


Confira aqui as datas de pagamento da aposentadoria para os beneficiários com final 4.

Foram divulgadas recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) as datas de pagamento dos pensionistas e aposentados. A divulgação em questão aconteceu logo após o Governo Federal liberar o valor do reajuste do salário mínimo, que passou a ser R$ 1.212,00 em janeiro de 2022. Como o teto de benefícios do INSS está ligado ao valor do salário mínimo, somente após este reajuste seria possível determinar a data de pagamento.


Se mostra válido ressaltar que o novo teto do INSS é de R$ 7.088,50. Além disso, no que se refere ao calendário, o órgão também chegou a divulgar quais são os critérios adotados para o recebimento. Vale destacar que quem recebia os benefícios anteriormente não vai perceber qualquer tipo de mudança, visto que o INSS segue adotando o mesmo modelo de pagamento de anos anteriores.


Nesse sentido, vale mencionar que tanto aposentados quanto pensionistas deverão considerar o último número do seu cartão de beneficiário para saber quando vão receber. Essa condição se aplica tanto às pessoas que recebem até um salário mínimo quanto àquelas que recebem quantias superiores a esta.


De encontro ao que foi destacado, é importante exemplificar para que os novos pensionistas e aposentados compreendam como funciona o pagamento de forma plena. Nesse sentido, caso uma pessoa possua uma conta de número 897.654.124-0, o zero deve ser desconsiderado. Isso acontece porque ele é o dígito verificador da conta e não o seu número, que na verdade é o 4.


Logo, as pessoas cujo cartão é terminado em quatro receberão a sua primeira parcela de 2022 no dia 28 de janeiro. As demais datas seguem o cronograma exposto a seguir:

24 de fevereiro, 31 de março, 29 de abril, 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho, 31 de agosto, 30 de setembro, 31 de outubro, 30 de novembro e, por fim, 29 de dezembro. Porém, vale ressaltar que as datas em questão são válidas somente para as pessoas que recebem, seja como beneficiário ou pensionista, quantias que vão até um salário mínimo.

No caso daqueles que recebem valores superiores ao citado, é válido mencionar que estes receberão juntamente com as pessoas cujo último número do cartão é 9. Logo, o primeiro pagamento de 2022 foi feito ainda no dia 06 de janeiro e os demais seguirão as datas dispostas a seguir:

04 de fevereiro, 8 de março, 06 de abril, 05 de maio, 06 de junho, 06 de julho, 04 de agosto, 06 de setembro, 06 de outubro, 07 de novembro, 06 de dezembro, 05 de janeiro.

O motivo para a divisão se justifica pelo número de beneficiários do INSS atualmente, que é superior a 36 milhões. Dessa forma, tanto para que o órgão consiga manter alguma organização e realizar os pagamentos dentro dos prazos estipulados, tanto quanto para que seja possível evitar aglomerações, algo que ainda é indicado pelas autoridades de a saúde, é preciso dividir os beneficiados.

Conforme as informações já destacadas, este é um padrão que o INSS seguiu em anos anteriores e teve um bom funcionamento. Além disso, outro ponto que vale a pena ser pontuado é que o Benefício de Prestação Continuada e as pessoas com deficiência física não ganharão um cronograma especial e também devem considerar o último número do seu cartão para saber quando vão receber.

Os benefícios do INSS são garantidos aos segurados-contribuintes pela Previdência e podem ser descritos como uma substituição de renda para alguns casos específicos. Assim, quando alguém sofre um acidente e fica impossibilitado de executar as suas funções no trabalho, tem direito a ele. Além disso, outras situações nas quais as pessoas podem fazer uso do INSS é no caso de doença, gravidez ou mesmo de falecimento.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.