Pagamento Aposentadoria 2022 – Calendário de Pagamentos Benefícios com Final 2


Confira aqui as datas de pagamento da aposentadoria neste ano de 2022.

No início do mês de janeiro, o Governo Federal divulgou as informações relativas ao salário mínimo de 2022. Na ocasião citada, aconteceu um reajuste de pouco mais de 10% e este passou a ser de R$ 1.212,00. Portanto, a partir da definição deste valor foi possível determinar o teto de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que sofre influência direta do aumento do salário mínimo.


De acordo com as informações veiculadas até o presente momento, o novo teto do INSS será de R$ 7.088,50. Além disso, ao revelar o valor em questão o INSS também chegou a divulgar o seu calendário de pagamentos para o ano de 2022, tanto destinado aos beneficiários quanto aos pensionistas. O cronograma em questão também destacou quais critérios será preciso seguir para receber.


Assim, é importante pontuar que tanto no caso dos aposentados quanto no dos pensionistas, o recebimento dos valores tem ligação direta com o último dígito do cartão de beneficiário. Esse padrão foi adotado pelo INSS tanto para as pessoas que recebem até um salário mínimo quanto para aquelas que recebem quantias superiores a este valor.


Diante dos fatos destacados, é importante ressaltar que o critério será o último dígito do cartão de beneficiário. Portanto, como forma de ilustrar essa questão é possível citar que se uma pessoa possui a conta de número 987.765.432-0, ela não deve considerar o zero como o último número do seu cartão. Na verdade, ele é o dígito verificador da conta e o verdadeiro número a ser levado em consideração é o 2.


Portanto, ao seguir estes critérios, as pessoas com o cartão terminado em 2 receberão do INSS a primeira parcela do benefício no dia 27 de janeiro. Posteriormente, as datas para o recebimento serão as seguintes:

23 de fevereiro, 29 de março, 27 de abril, 27 de maio, 28 de junho, 27 de julho, 29 de agosto, 28 de setembro, 27 de outubro, 28 de novembro e 27 de dezembro. Mas vale frisar que estas datas são válidas somente para os beneficiários e pensionistas que recebem valores de até um salário mínimo.

Quando se fala sobre as pessoas que recebem quantias superiores à informada e têm o cartão terminado em 2, é possível afirmar que elas receberão juntamente com aqueles que têm o cartão terminado em 8 e também recebem mais do que um salário mínimo. Assim, a primeira parcela foi paga pelo INSS no dia 04 de janeiro e as demais seguirão o seguinte cronograma:

02 de fevereiro, 04 de março, 04 de abril, 03 de maio, 02 de junho, 04 de julho, 02 de agosto, 02 de setembro, 04 de outubro, 03 de novembro e 02 de dezembro. Então, se este for o seu caso, observe com atenção o cronograma para não perder a data.

Vale pontuar que atualmente o INSS possui mais de 36 milhões de beneficiários e pensionistas. Desse modo, é perfeitamente justificável que as divisões precisem acontecer tanto para que o órgão público consiga se organizar devidamente e fazer todos os pagamentos dentro do prazo estipulado quanto para evitar aglomerações, visto que o distanciamento social ainda é uma recomendação das autoridades de saúde.

Quem já recebe do INSS há mais tempo não terá dificuldade para perceber que os pagamentos deste ano estão seguindo exatamente os mesmos padrões que o órgão já adotava em momentos anteriores. Logo, já sabem o que fazer para conseguir receber. Outro aspecto que deve ser destacado é o fato de que o Benefício de Prestação Continuada e as pessoas com deficiência física não receberão calendários especiais de pagamento e seguirão os mesmos critérios de número destacados até aqui. Os benefícios são garantidos pela Previdência para os segurados-contribuintes.


Amanda Guimarães Faria


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.